Milhões de reais são gastos em compras na internet ao longo dos últimos anos. Infelizmente, há aqueles com más intenções. Por isso, certifique-se de que você não é mais uma vítima. Muitos são os motivos e facilidades para comprarmos online, os produtos super disponíveis, grande variedade, envio rápido, etc. Comprar pela web nunca foi tão fácil e conveniente para os consumidores.
Mas o que acontece com os bandidos que estão vigiando este grande mercado? Segundo relatórios de consultorias nos EUA em 2011, os ataques de phishing (onde os ladrões tentam enganar você na entrada em um site, ou até mesmo informações sobre os cartões de crédito) são baixos, cresceu apenas 8% no segundo trimestre. Isso é uma boa notícia, porém os malwares (código malicioso destinado a comprometer a sua privacidade) aumentaram 89% no mesmo período.
Mas calma, não se preocupe! Embora seja algo alarmante, essas estatísticas não impedem você de fazer boas compras online. Apenas deve-se tomar alguns cuidados preventivos. Desta forma você precisa de orientações práticas e úteis, então elencamos 11 dicas consideradas as principais orientações para você ficar longe de golpes e realizar uma compra tranquila:
1. Utilize sites conhecidos
Iniciar logo de casa em um site confiável, em vez de fazer compras com motores de busca. Os resultados da pesquisa podem ser manipulados e desviá-lo do objetivo principal, especialmente quando você vai além das primeiras páginas de links. Se você conhece o site, as chances são de que é menos provável ser um roubo. Quem não conhece, por exemplo, o site famoso de artigos esportivos http://www.netshoes.com.br. Além de ser muito comentado pela maioria dos consumidores a sua reputação é muito alta no mercado. Cuidado com os erros de ortografia ou sites usando um domínio de nível superior diferente (.net em vez de .com, por exemplo), essas são os mais antigos truques na web. Sim, as ofertas nesses sites podem parecer atraentes, mas é assim que eles induzem o comprador. (Para mais informações sobre este assunto veja nosso artigo Dicas para realizar compras na internet com segurança).
2. Atente-se aos sistemas de segurança
Jamais compre qualquer coisa online usando seu cartão de crédito de um site que não tem SSL (Secure Sockets Layer) de criptografia instalado no mínimo. Você vai saber se o site tem SSL porque o URL para o site vai começar com http://. Jamais, dar a ninguém o seu cartão de crédito por e-mail.
3. Cuidados com excesso de dados fornecidos
Nenhuma loja de compras on-line precisa de seu número de PIS, Seguridade Social ou de seu aniversário para fazer negócios. No entanto, se bandidos obtê-los, juntamente com o seu número de cartão de crédito para compras, eles podem fazer muitos danos. Quanto mais se sabe, mais fácil é para roubar sua identidade. Por padrão as lojas idôneas pedem o menor quantidade de informações.
4. Verifique as documentações e declarações
Não espere o final do mês para conferir cobranças a prazo. Consulte regularmente suas operações eletrônicas do seu cartão de crédito, cartão de débito e contas correntes. Certifique-se de que você não terá cobranças fraudulentas, mesmo proveniente de sites como o PayPal. Afinal de contas, há mais de uma maneira de chegar ao seu dinheiro. consulte sua operadora de cartão ou banco se necessário. Observe também o nome de quem está cobrando no boleto, geralmente pessoas físicas não são confiáveis neste caso.
5. Proteja seu PC
Proteja seu computador contra malwares com atualizações regulares para o seu programa de anti-vírus.
–
–
6. Use senhas fortes
Certifique-se sempre de utilizar senhas uncrackable (medidas preventivas para evitar roubo de senhas). Nossa dica é a criação de senhas únicas para cada site de compras ou seja, criar novas contas em todos os tipos de sites de comércio eletrônico. Por exemplo, se no no site da www.sephora.com.br você cadastrou a senha 5678, cadastre no site www.walmart.com.br outra senha diferente e assim por diante.
–
7. Pense Móvel
No caso de dispositivos móveis utilize aplicativos fornecidos diretamente pelos varejistas, como a Kanui, Magazine Luiza, Mercado Livre, Posthaus, etc. Use os aplicativos para encontrar o que deseja e em seguida, fazer a compra diretamente, sem ir à loja ou site.
–
8. Evite terminais públicos como Lan house
Já se espera que não é uma boa ideia usar um computador público para fazer compras, mas ainda é comum. Se precisar usar, lembre-se de fazer logout cada vez que você usar um terminal público, mesmo que você estava apenas verificando e-mail.
9. Privatizar seu Wi-Fi
Se você decidir ir para fora com o laptop para fazer compras, você vai precisar de uma conexão Wi-Fi. Só use o sinal se você acessar a Web através de uma conexão de rede virtual privada (VPN). Se não for possível, configure uma nova rede. Atenha-redes conhecidas, mesmo que eles estejam abertas ou livres.
10. Cartões ou vale presentes
Os cartões ou vale presentes são muito comuns todos os anos, principalmente em época de Natal. Atenha-se a fonte quando você comprar um, alguns dá pra desconfiar pois tem pouco ou nenhuma informação sobre eles.
11. Coisas que é bom demais para ser verdade
Os Golpes de lista de presentes mais comuns em épocas festivas costumam oferecer produtos gratuitos na compra de outro. Ou compras casadas como “Compre um iPad e ganhe um relógio de ouro”, “Eletrônicos com até 95% desconto”, etc. Muitas destas “ofertas” viram uma febre nas redes sociais. Cuidado mesmo de seus amigos, que podem inocentemente passar para frente tal coisa. Tenha muito cuidado mesmo se você receber uma mensagem de um amigo dizendo que ele ou ela tenha sido roubado, especialmente um amigo no exterior à procura de dinheiro a ser transferido, a menos que você conheça a informação, conversando com ele ou ela pessoalmente. O Ceticismo na maioria dos casos pode salvar você de um número de cartão roubado, por exemplo.
Tomando estes cuidados básicos, acreditamos que não terá nenhum problema nas experiências de compras pela internet!
Conheça outras dicas de compras pela internet de forma segura >
0 comments