Dicas e Artigos

Super Dicas para economizar energia elétrica em casa com pequenos hábitos

  | 

 Como Economizar energia elétrica em casa com pequenos hábitos

 

Ao se falar em economia de energia elétrica todos se interessam, pois não é só uma questão de reduzir gastos, mas também uma consciência do bom uso de recursos naturais! É importante compreender que é papel de todos ajudar a combater o desperdício de energia elétrica. Aí você se pergunta, mas como posso fazer isso no meu dia a dia? A reposta é simples, quando mudamos pequenos hábitos no cotidiana, o consumo de energia reduz consideravelmente e além de gastar menos dinheiro, ainda ajudamos na preservação do meio ambiente, aumentando o tempo de vida dos recursos não-renováveis. Já pensou na dimensão da importância disso?! 

A seguir vamos elencar e explicar algumas dicas importantíssimas para economizar energia elétrica em casa com uma mudança de pequenos hábitos rotineiros! Confira!

 

Tudo começa quando se planeja uma casa

Planejar a Casa para uma boa iluminação natural

Umas das primeiríssimas dicas quando você planeja a sua casa, é escolher sempre as cores claras para pintar as paredes e tetos, isso faz com que o ambiente fique naturalmente mais claro e a necessidade de acender a luz em horários indesejados seja muito menor. Outra atitude que pode favorecer esta iluminação natural dos cômodos está na escolha das janelas e nos seus posicionamentos. Sendo assim, abra bem as cortinas e deixe a luz natural entrar!

 

Lâmpadas

Em relação a iluminação artificial, o ideal é sempre optar pelas lâmpadas de led ou fluorescentes, além de uma iluminação muito mais eficaz, estes modelos geram um gasto muito menor quando comparadas as lâmpadas incandescentes. Nunca deixe as luzes acessas sem necessidade, sendo assim, apague as luzes sempre que sair daquele local.

 

Geladeira

Primeiramente para gastar menos energia com a geladeira está no seu controle de temperatura, deixe-a na posição inverno e ajuste o termostato para evitar desperdício de consumo. Jamais forre as prateleiras com plásticos ou panos e nunca use a parte traseira da geladeira para secar roupas e tênis, isso faz com que haja um esforço dobrado do equipamento. Observe se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado de conservação e por fim, não coloque o fogão e a geladeira próximos, porque um irá interferir no funcionamento correto do outro e aumentar o consumo de energia. (Veja algumas sugestões Aqui)

 

Máquina de lavar 

Separe o dia para lavar roupa e utilize o máximo de roupas indicado pelo fabricante de uma só vez. As pessoas que lavam roupas em pequenas porções e várias vezes por semana certamente tem um gasto muito maior. Outra dica é limpar periodicamente o filtro da máquina e sempre que possível, aproveitar os dias ensolarados para secar as roupas naturalmente, as secadoras de roupa aumentam muito o consumo de energia. (Veja algumas sugestões Aqui)

 

Televisão

Deixe a televisão ligada apenas quando alguém estiver assistindo. O aparelho mais indicado é aquele que possui um timer, ou seja, você pode programar o seu desligamento. Jamais deixe os seus aparelhos em stand-by, o certo é desligá-lo completamente ou retirá-lo da tomada quando não estiver em uso. Dependendo do aparelho e do seu tempo de fabricação, esta função stand-by pode ser responsável pelo consumo de até 18W/H de potência.

 

Ferro de passar roupa

 

Assim como na sugestão da máquina de lavar, separe um dia para passar roupa, porque ligar o ferro de passar várias vezes por semana também servirá para aumentar o consumo elétrico. Caso seja necessário interromper o trabalho, mesmo que por pouco tempo, o mais indicado é desligá-lo completamente. Um dica muito interessante, é que você aproveite a temperatura elevada do ferro mesmo após desligar para passar as roupas mais leves, como por exemplo as lingeries.

 

Chuveiro elétrico

Chegando ao grande vilão quando o assunto é economizar energia, as dicas são bem simples! Tome banho rápidos e eficientes, jamais ultrapasse 15 minutos por dia. Uma instalação inadequada do chuveiro pode aumentar absurdamente o gasto de energia, ou seja, a instalação correta não serve apenas para prevenir acidentes, mas sim para favorecer o gasto ideal. Sempre que possível, tome banhos com o chuveiro na posição verão ou até mesmo completamente desligado. Jamais reaproveite uma resistência queimada, porque além de aumentar o consumo de energia, esta situação pode colocar em risco a segurança de quem usa este equipamento.

 

Ar condicionado

 

Como usar o ar condicionado de forma a economizar energia

Sempre desligue o aparelho quando o ambiente não estiver ocupado. Durante o seu funcionamento, é primordial manter todas as janelas e portas fechadas para evitar a troca de temperatura.

Também é importante manter fechado o máximo possível de cortinas para evitar o calor do sol no ambiente. Nunca obstrua a saída de ar do aparelho e proteja a sua parte externa da incidência do sol. É importante observar as grades de ventilação, elas nunca devem estar bloqueadas. (Veja algumas sugestões Aqui)

 

Computadores

Sempre que possível utilize os recursos de economia de energia, desta forma o monitor e o computador estarão sempre em estado de espera quando não estiverem em uso imediato. Não deixe monitores, impressoras, caixas de som, estabilizadores e outros acessórios ligados ou em stund by sem necessidade.

 

Celulares

Jamais deixe os celulares carregando durante a noite e quando o aparelho atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Usar o celular enquanto ele carrega fará com que o processo de recarga da bateria seja mais demorado, ou seja, o consumo será muito maior. Portanto, sempre que o aparelho estiver carregando, evite a sua utilização ao máximo.

 

Fique atento ao famoso Stand-by

 


Como economizar energia elétrica com o Stand-by

 

O INMETRO diz que em modo Stand-by, os aparelhos eletrônicos consomem em média, até 7 watts por hora, que somados no final do mês acumulam  5.040 watts por aparelho. 

Uma boa dica é retirar todos os aparelhos da tomada, TVs, DVDs, Micro-ondas, Mini System, entre outros!  Dessa forma dá pra manter esses aparelhos ligados, em média, por outros 4 meses.

 

E sempre comprar equipamentos mais adequados a sua finalidade

 

Adquirir um equipamento maior do que você precisa vai gastar mais energia do que deveria. Portanto, leve em consideração fatores como: quantas pessoas vão utilizar, com que frequência você faz suas compras, se recebe muitos amigos e parentes, entre outros. Isso pode fazer uma grande diferença, pois o modelo de maior porte pode gastar quase três vezes mais energia do que o modelo menor, de acordo com a média de consumo dos aparelhos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Sempre escolha modelos mais eficientes, na hora de comprar uma geladeira, por exemplo, escolha os modelos com o selo A do Procel, mais econômicos e eficientes. Uma boa dica é prestar a atenção se o aparelho vem equipado com a tecnologia inverter, que mantém o compressor em funcionamento contínuo, eliminando os arranques que aumentam o consumo de energia. Além de conservar melhor os alimentos, os compressores com a tecnologia inverter são mais eficientes e econômicos por evitar os picos de energia. (Veja algumas sugestões Aqui)

Confira abaixo algumas sugestões de Ofertas em Eletrodomésticos Modernos e Econômicos! Aproveite para trocar seus antigos e economizar mais energia!

 

Clique no Banner e escolha o Seu!

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *