Dicas e Artigos

Comprar em Lojas físicas ou lojas virtuais, Afinal qual a melhor opção?!

By  | 







Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma e suas particularidades

Lojas físicas ou lojas virtuaisCerto dia um menino perguntou a mãe: – Mamãe, quem você ama mais, eu ou o papai? Espantada a mãe respondeu: – Meu filho, eu amo vocês dois com a mesma intensidade, cada um de forma diferente.

Assim é a preferência do consumidor por lojas físicas ou lojas virtuais, não dá para comparar. Cada canal de venda tem seus pontos positivos e negativos, depende muito do que é mais importante para cada consumidor.  Por exemplo, para quem mora em uma cidade grande e enfrenta problemas no trânsito, é muito mais conveniente comprar pela internet em lojas virtuais. Já o pessoal do interior, de um modo geral, tem muito mais resistência a tecnologia e prefere comprar em lojas físicas. 

Porém, já se sabe que as compras pela internet cresceram muito nos últimos anos e tornaram as experiências de compras muito mais dinâmicas e populares.

Vamos então falar um pouco das vantagens e desvantagens de cada um destes meios de compras e seus aspectos:

Abrangência geográfica

Nas lojas virtuais você pode comprar de qualquer lugar do mundo, conhecendo produtos até de outros países, sem ao menos sair de casa. É claro que se deve ter alguns cuidados em escolher lojas confiáveis. Talvez, neste quesito a única vantagem de comprar em loja física seja o prazer de dar uma “voltinha”!

Comodidade

Nas compras pela internet existe uma certa facilidade já que não precisa sair de casa e nem ir ao banco, você pode pagar com cartão de crédito online, por exemplo. Não tem aquele vendedor chato te empurrando mercadoria e nem filas. Por outro lado, tem algumas pessoas que gostam de tocar os produtos, como roupas por exemplo. Mas isso já está se tornando coisa do passado, já que a  descrição dos produtos andam muito mais completas ultimamente.

Suporte e atendimento

O atendimento ao cliente pode se uma dor de cabeça para o consumidor que não escolher uma boa loja virtual. Hoje, já contamos com chats, e-mails, protocolo de atendimento, comentários, etc. A rede mundial diminui distâncias, porém ainda tem pessoas que deixam de comprar em lojas virtuais para comprar em lojas físicas só para ter um atendimento presencial. Mesmo assim, as vendas pela internet vem crescendo e se mostrando mais humana. 

Tendências do mundo comercial

Não precisa se muito expert para saber que o comércio eletrônico veio pra ficar e com certeza os meios digitais vem evoluindo e tornando-se cada vez mais confiáveis e acessíveis. No Brasil, este cenário vem se tornando uma grande realidade em ritmo acelerado, mostrando todo seu potencial no mercado digital. Algumas lojas virtuais do país já são consideradas as maiores do mundo no segmento.

Flexibilidade de horários

Neste ponto é claro que as lojas virtuais levam mais vantagens, já que o site fica disponível para compras 24 horas por dia e 7 dias por semana, a não se que tenha algum problema técnico em algum momento, mais são muito raros já que o departamento de T.I. fica atento nestas eventualidades.

Para finalizar, acreditamos que mesmo com o crescimento acelerado da lojas virtuais, ainda tem espaço para lojas físicas, tornando-se uma opção para quem quer tocar nos produtos antes de comprar. Vai depender muito do tipo de consumidor, afinal tem aqueles que gostam de ficar preso no trânsito e perder tempo para comprar ou pesquisar preços, como também aqueles que compram com alguns cliques.

 Por Heverton Melo

Gestor hcompras.com

 







Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *